Festa Junina: tradição e reencontros | Portal
20/06/18 13:28

Festa Junina: tradição e reencontros

No último sábado, 16 de junho, aconteceu a Festa Junina, que já faz parte da história da APCEF/ES e é aguardada pelos associados, familiares e a vizinhança. A festa foi completa! Teve forró, quentão, comidas típicas, pescaria, chopp e fogueira.

Para o Diretor Sociocultural da entidade, Eurico Scaramussa, o evento tem crescido a cada ano e envolvido não só os associados e seus convidados, mas também a comunidade.  “A nossa Festa Junina é um momento de integração e de resgate da nossa cultura, do folclore, das nossas tradições”, complementou Eurico.

De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, teve influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro. No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do país.

Em sua fala, o Presidente da APCEF/ES, Edmar André, agradeceu aos funcionários do Clube pela organização da festa e pela presença de todos e ressaltou: “Sem vocês a APCEF não existe!”. Quem também falou da união e da necessidade da unidade nesses tempos difíceis para a CAIXA, independente de convicções políticas, foi Selim Oliveira, que trabalhou por um tempo no Estado e foi transferido. Ele não reconheceu a APCEF/ES e ficou impressionado com o tamanho da festa, além de muito feliz com oportunidade de reencontrar tantos colegas.

A música ficou por conta do Forró Bemtivi e do Trio Mafuá que colocaram todo mundo pra dançar um arrasta pé. Até teve uma quadrilha improvisada, com grande roda e tudo. Foi bom demais! A Quadrilha Amor Caipira também compareceu e, assim como no ano passado, fez uma linda apresentação, marcada por muito brilho, animação, rodopios. As crianças e os adultos não conseguiram tirar os olhos do espetáculo!

Renata Garcia, bancária da CAIXA e diretora do Sindicato dos Bancários, foi pela primeira vez na festa e achou o evento muito importante, pois é um espaço de reencontro, conversa e alegria. Ela também ressaltou que é um momento da categoria se fortalecer para lutar pela garantia de direitos e evitar que a Caixa seja privatizada: “Nesse momento decisivo para a categoria, de muitos ataques, esse encontro de várias gerações é muito importante, principalmente aqui na APCEF/ES, onde a discussão começou”.

 

IMG_0162_resize.JPG

DSC_3479_resize.JPG

DSC_3548_resize.JPG

DSC_3621_resize.JPG

DSC_3648_resize.JPG

DSC_3557_resize.JPG

Clique aqui para acessar o álbum completo da Festa!

 

Compartilhe